segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Doenças e suas Descobertas: Sarcoidose

Sarcoidose (do grego sark+oid, significando "conforme carne") ou Doença de Besnier-Boeck caracteriza-se pela aparição de granulomas não-característicos (pequenos nódulos inflamatórios) nos órgãos. Doença auto-imune de causa ainda desconhecida, aparece mais comumente em adultos jovens.
Tecnicamente, qualquer órgão pode ser acometido pela doença. Todavia, os granulomas aparecem com mais freqüência nos pulmões e linfonodos.


Sinais e sintomas

 Os sintomas comuns da sarcoidose são vagos, como fadiga não alterada pelo sono, falta de energia, perda de peso, dores, artralgia, olhos secos, visão borrada, dificuldade respiratória, tosse seca ou lesões na pele. Os sintomas cutâneos podem variar.
É comum que os pacientes com sarcoidose sejam assintomáticos. É importantíssimo procurar orientação médica para ter um diagnóstico da doença.

 Evolução

A evolução clínica da doença também pode variar de caso a caso: desde doença assintomática que se cura silenciosamente até doença sintomática evoluindo para debilitação crônica causando, ainda que raramente, a morte.
O acompanhamento dos pacientes requer a realização de exames de espirometria e radiografia de tórax periodicamente, ou seja, de 3 em 3 meses, ou de 6 em 6 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário