terça-feira, 10 de agosto de 2010

Doenças e suas Descobertas: Câncer de mama

Câncer de mama PB ou cancro da mama PE é o câncer do tecido da mama. Mundialmente, é a forma mais comum de câncer em mulheres - afetando, em algum momento de suas vidas, aproximadamente uma em cada novea uma em cada treze mulheres que atingem os noventa anos no mundo ocidental. É a segunda maior causa fatal de câncer em mulheres (depois do câncer de pulmão), e o número de casos vem crescendo significativamente desde 1970, um fenômeno parcialmente culpado pelo estilo de vida moderno do mundo ocidental. Uma vez que o peito é composto por tecidos idênticos em homens e mulheres, o câncer da mama também ocorre em homens, embora estes casos sejam menos de 1% do total de diagnósticos.

Carcinoma

Câncer lobular:começa nos bulbos(pequenos sacos)que produzem o leite;
Câncer dos ductos:forma-se nos ductos que levam o leite dos lóbulos para o mamilo(papila).
Sarcoma:forma-se nos tecidos conjuntivos.
Assim como qualquer tipo de câncer, o câncer de mama pode se espalhar para outras partes do corpo, ocorrendo a chamada metástase. Por esta razão, é muito importante detectá-lo o quanto antes, principalmente nos estágios iniciais, aumentado assim, as chances de tratamento não agressivo e de cura. Em casos mais avançados, aconselha-se a quimioterapia como forma de combate ao tumor.


 Sintomas

 O câncer, assim como em outras doenças, não dói. Por essa razão é importante que se faça o auto-exame da mama. O câncer de mama pode apresentar diversos sintomas:
Aparecimento de nódulo ou endurecimento da mama ou embaixo do braço;
Mudança no tamanho ou no formato da mama;
_ Alteração na coloração ou na sensibilidade da pele da mama ou da aréola;
_ Secreção contínua por um dos ductos;
_ Retração da pele da mama ou do mamilo;
_ Inchaço significativo ou distorção da pele e ou mucosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário